terça-feira, setembro 19, 2006

Entrar no ritmo!

É o que eu estou a tentar fazer. Na 5ª feira da próxima semana espero já estar mais afinadinha. Há muito tempo (8 anos) que não tinha esta experiência de ter cerca de 90 alunos do 3º ciclo e... gostei da sensação. Não sei explicar bem porquê mas senti uma satisfação, um "pequeno prazer" ao estar perante aquela rapaziada toda. A última turma que conheci é, por sinal, a maior: 27 alunos. Esta vai cansar muito. A minha voz não tem estado muito boa e hoje pude comprová-lo :). São muitos alunos para ensinar, educar, acompanhar, instruir... e depois aqueles que precisam de atenção especial! Confesso que esses casos são os que me estão a ocupar mais a mente. Não são alunos com problemas de comportamento mas sim alunos que precisam de mais atenção, alguns não só a nível da aprendizagem da língua inglesa mas também a nível pessoal. E eu pergunto-me se serei capaz de fazer frente, com sucesso, às mil uma solicitações que me apresentam:
- actividades de compensação para A;
- pedagogia diferenciada para B e para A;
- aulas de recuperação C e para A;
- apoio pedagógico acrescido para o D;
- atenção ao E porque tem problemas de auto-estima;
- cuidado com o F que sofre de "desatenção";
- e não te esqueças da G que tem dificuldades de aprendizagem;
- Ah, e a H é muito dependente 8[
- Já agora faz também um bom trabalho com aqueles que não precisam de uma modalidade especial, sem nunca esquecer que o I, o J e a L são muito bons alunos e é necessário acompanhar, também, o seu ritmo.
Ai.

4 comentários:

AnaCristina disse...

Pensamos mais nos maus que nos bons...
Também tenho uma tura complicada com problemas de todo o género...

Alexandra disse...

Bom mais um ano lectivo não é??

ainda bem que estás animada

beijinhos

Efeito Estroboscópico disse...

É só para perguntar:
1) Porque é que não há aulas de recuperação para para B? - Será que é justo?
2) Não precisará C também de pedagogia diferenciada? - Note-se que C tem deficiencia auditiva ...
3) E porque não as actividades de compensação para F e E?
4) Para a H, que é muito dependente, talvez a ajuda dos pais seja preciosa, ou talvez não...??!!
5)O I, o J e o L, precisarão de levar umas orelhadas para se porem ao nível dos outros?
...
Uiiii... eu nunca daria uma boa professora!!...bjos ;)

Maariah_r disse...

Depreendo, pelo que escreves que gostas do que fazes. Isso é muito importante. Há já algum tempo que te queria dizer que o teu blog me elucida acerca de muitos assuntos e problemáticas relacionados com professores. Tenho apenas 2 frutinhas (amigos) que têm formação na área mas só um exerce e em Português / Inglês.
Muita força