quinta-feira, julho 20, 2006

Exames

Não me sinto muito à vontade para comentar o sucedido nos exames de Química e Física. No entanto, repetir exames é um mau precedente, principalmente se só repetirem alguns.
Também não me convence o argumento de que "é programa novo e os alunos ainda não sabiam bem o que esperar!". Isto foi o que aconteceu com os alunos do programa novo de Inglês, por exemplo, que nem sabiam se iriam ter de escrever sobre a obra de leitura extensiva!!!! Então há situações mais nobres do que outras? Ou então porque é que não elaboraram provas modelo como sempre foi feito?
Também tinha dúvidas sobre se, afinal, os tais exames tinham erros ou não. Não confio muito naquilo que é veiculado pela comunicação social por já ter detectado imprecisões (eufemismo) no que respeita a assuntos que domino melhor do que este. Então procurei informar-me e encontrei umas coisitas:

Ministra volta a negar erros
20.07.2006
Maria de Lurdes Rodrigues voltou a negar a existência de erros nos exames nacionais. Ontem, 20 mil alunos fizeram a prova de Química. A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, voltou a negar a existência de erros nos exames nacionais. Na véspera do debate de urgência no Parlamento e no dia em que arrancou a segunda fase das provas, a governante, em entrevista à SIC, reafirmou que não existem falhas nos testes.
"Os relatórios técnicos dizem que não houve erros. Há, por vezes, controvérsias em relação ao conteúdo e isso é normal em ciência", declarou, ontem, Maria de Lurdes Rodrigues. Tanto a Sociedade Portuguesa de Matemática como a Sociedade Portuguesa de Química apontaram vários aspectos negativos à elaboração das provas. No caso da Matemática, as críticas andaram à volta da extensão dos testes e do tipo de perguntas elaboradas. Já a Sociedade Portuguesa de Química foi mais longe no parecer emitido, defendendo mesmo a anulação de uma das perguntas.
A ministra da Educação, no entanto, afasta qualquer fantasma de erro nos exames nacionais, justificando a repetição de Física e Química com a desvantagem que os alunos do novo programa levaram relativamente aos restantes. "Havia uma situação de desvantagem em relação aos alunos do programa antigo, que apresentavam maior possibilidade de treino e preparação", argumentou.(...)
Fonte:
www.educare.pt

O negrito é meu! Este sempre foi um bom argumento nas disciplinas relacionadas com "letras", certo? E mais não digo.
E perante estas afirmações fui até
www.spq.pt onde encontrei o desabafo de uma professora de Química.
Perante isto, gostaria que partilhassem a vossa opinião sobre este assunto.
Será que os meus receios de que isto está uma bandalheira, estão certos?
E eu, que detesto complexos de perseguição, tenho mesmo razão para me sentir triste por termos sido escolhidos para expiar os erros que se têm acumulado ao longo destes anos de: "Agora vamos fazer assim!"... "Agora somos nós!!! Isto até está bem pensado mas vamos fazer de outra forma!"... "Ora cá estamos nós outra vez! Vamos lá retomar o que tínhamos feito mas agora com umas alterações para poupar umas massas!"
HELP!!!!!!

2 comentários:

mymind disse...

Kem fez os exames, n sabe o k sao as aulas! A ministra tá lá só pa dar a cara pk n percebe nada, é uma parva k nem argumentar sabe. "Os alunos do 12º tinham um novo programa de FQ" Ora por favor, os alunos do 11º NUNCA tiveram exames, n tinham seker ideia d como seriam uma vez que eram os exames do 10 e do 11!!Por estas e por outras que o´país caminha pra trás!

SofiaMania disse...

Lamento discordar com a opinião anterior... que muitas vezes os exames são feitos por pessoas que não dão aulas concordo perfeitamente, agora não venham dizer que os alunos não estavam preparados porque nunca tinham feito um exame! Eles estudam, tem a obrigação de se preparar para os exames!! O que se passou com estes exames este ano é uma vergonha para os alunos! Se a ciência é subjectiva o que dizer então de um comentário com opinião pessoal de uma obra literária... isso sim é subjectivo e mesmo assim não deixam de considerar algumas opiniões inválidas.
Quando se propõe a repetição de exames devia de ser para toda a gente e não apenas para alguns! É que ainda há pessoas que estudam e que se sentem injustiçadas por uns terem segundas oportunidades e outros não!