sexta-feira, outubro 26, 2007

Ora, como é que eu vou dizer isto?...

A vida na escola não está fácil para os professores.
Mmmm... esperem! Está complicada.
Não!Difícil mesmo!
Bolas!!! Existem momentos em que a nossa sanidade e elasticidade mental, a nossa resistência emocional e a nossa capacidade de reagir são postas à prova de uma forma extrema!
Duas hipóteses: ou nos massacramos com "como é que isto é possível?", sabendo que de nada adianta cultivar o desespero e a perplexidade, ou avançamos com a vontade de aproveitar qualquer hipótese que surja de melhorar a situação. Sem remoer mas atentos.
Existem alturas em que nos apanham desprevenidos naquele instante em que as nossas defesas estavam a descansar ali, só um bocadinho...
Existem outros momentos em que somos invadidos por aquela sensação de "aquilo que não nos destrói, torna-nos mais fortes!" Sim, porque o que é uma pessoa forte que nunca teve de enfrentar adversidades, a quem tudo aconteceu sempre organizado e livre de rasteiras na sua vida?

Toda esta prosa para que a palavra "dramático(a)" não surgisse como possível adjectivação para este desabafo, porque eu sei como dizer isto!

Actualmente ser professor pode ser um percurso iniciático permanente, com obstáculos, provas, desilusões... mas também vos digo que existem pequenos grandes momentos que varrem completamente os outros e que perduram...

Thks 7C

Sem comentários: