sexta-feira, julho 07, 2006

Sobre professores e avaliações

Não sei quem é o autor deste texto. Também chegou via e-mail. É isto que nós pretendemos para os nossos filhos?
É a tal história do "coitadinho" ! Não vamos dizer que está errado porque pode ficar traumatizado e é chato fazer sobresair os que fizerem certo... assim, é muito mais democrático: nivela-se tudo por baixo, ficam todos em pé de igualdade e acabam-se as reprovações (só com muito empenho da parte deles é que "ficam retidos") e com os maus alunos… (maus não, parece mal, alunos "com deficiente aquisição e retenção de conhecimentos básicos aliados a alguma indisciplina e má educação da qual não são responsáveis coitadinhos porque são fruto de familias disfuncionais"). Mais tarde quando estiverem todos tramados no mercado de trabalho, o problema é deles.
Avaliação de um exercício nos tempos que correm...
QUESTÃO:
6 + 7 =?
A. EXERCÍCIO:
6 + 7 = 18
B. ANÁLISE: A grafia do número seis está absolutamente correcta;
O mesmo se pode concluir quanto ao número sete;
O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida.
O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.
C. AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
A atitude do aluno foi positiva: ele tentou! Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa. Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável. Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados – as simetrias... – realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício... Em consequência, podemos atribuir-lhe um..."EXCELENTE"...e afirmar que o aluno ..." PROGRIDE ADEQUADAMENTE"!! !

3 comentários:

Anónimo disse...

A questão é mesmo essa, é muito mais fácil, a formação ao nível do coitadinho! O que trabalha e tem bons resultados mais tarde, reivindica, atrapalha, negoceia, faz valer os seus direitos. Os filhos dos nossos ministros estão em escolas rigorosas, onde não há coitadinhos, onde se forma com a "bitola" muito alta, e são fundamentalmente PRIVADAS. Assim só os filhos deles ficam dotados de competências para continuar o belíssimo trabalho dos pais! Podemos mudar isto!!!

Crescer Sem Limites disse...

Bichinho da Fruta:
Agradeço a visita ao meu Blog e o lindo comentário.
Gosto da sua forma de escrever e acredito que o comentário do solidário é justo, verdadeiro, tudo o que também vejo.
Interessa, que daqui a uns anos, os "coitadinhos" não sejam capazes de reivindicar os seus direitos!!!
Fernanda

BichinhoS da Fruta disse...

Solidário:
infelizmente parece que é mesmo nessa formação que se está a apostar.
Cumprimentos e volte sempre :).

Fernanda:
obrigada mais uma vez :)